19/11/2007

O Significado da Borboleta...

A borboleta possui diversos significados nas diferentes culturas. Mas está sempre associada aos processos de:
.
Mudança
Metamorfose
Transformação
Viagem
Libertação
Morte e Renascimento...
.
Ela está relacionada à Alma, ao Espírito, ao Sopro Vital – à individualidade que possuímos enquanto seres.
.
A borboleta nasce lagarta. Rasteja pelo chão e conhece o mundo sob esta perspectiva. Vive desta forma até que seja chamada pela Natureza e compelida a iniciar o processo em busca de si mesma e de seu estado final.
.
Envolve-se numa pupa, torna-se crisálida e fica alheia ao mundo, voltada para si mesma, sofrendo transformações físicas que a prontifiquem para o momento de saída do casulo e a nova vida a seguir.
.
Luta para sair do casulo. Suas asas, ainda enrugadas, não lhe permitem o vôo imediato. De repente aprende a voar e passa a ver o mundo sob uma nova perspectiva: enxerga o chão, onde outrora viveu, agora de cima. E aprende novamente a lidar com seu novo ambiente, já neste momento, apropriada do céu e da terra.
.
A trajetória de nossa vida pode ser comparada ao processo da borboleta. Nascemos com certas características, passamos por situações que nos propiciam aprendizado e lapidação do nosso estado e estamos sempre em busca de nos tornarmos melhores – voando em todas as direções com asas multicoloridas.
.
Mas esse processo não é tão uniforme assim. A metamorfose da borboleta possui início, meio e fim. A nossa parece cíclica, uma vez que passamos por várias situações em que sentimo-nos lagartas, tornamo-nos crisálidas e depois lindas e livres borboletas, donas de céus e terras.
.
Aprendemos a conhecer nossas potencialidades, buscamos adaptação ao nosso habitat, nos voltamos para nós mesmos, procuramos a reflexão, articulamos idéias, tomamos decisões, partimos para ações, conquistamos mudanças efetivas...
.
Estamos sempre em transformação. No cotidiano de nossas vidas, enquanto espíritos em aprendizado, enquanto seres humanos que buscam ser melhores, na situação de análise de uma vida inteira ou das fases que vêm e vão o tempo todo.
.
Estamos a cada instante nascendo e morrendo. Olhando para nós mesmos e nos transformando. Trilhando a caminhada da nossa existência com o compromisso de nos tornarmos melhores, livres, com imensas asas coloridas dominando a nós mesmos, céus e terras.
.
Siga construindo a melhor versão de si mesmo(a)!
Beijos,


79 comentários:

Anônimo disse...

adorei sua reflexão poética sobre a borboleta.

Poderia usar 2 parágrafos do seu texto para meu site,colocando claro os seus créditos e o endereço da web?

Hiroshi

Pri... disse...

Pode sim, fique à vontade.

Só não esqueça de postar o link para o seu site pra q eu possa conhecer, tá? :-)

Abraços.

Anônimo disse...

Olá!!!!

Adoro borboletas e fiquei encantada com seus devaneios..rs.
Enfim, sou consultora de Marketing e e stou trabalhando em dois projetos: (1) criando uma campanha de vendas para uma loja aki de Goiania; (2) Concluindo um módulo de treinamento só para vendedoras mulheres e nos dois eu gostaria muito de colocar seu texto. Se vc permitir é claro!
O que me diz? Aguardo resposta...

Michele.

Pri... disse...

Michele,

Pode sim, fique à vontade... Só não esqueça de dar os devidos créditos à autora amadora q vos escreve... rs

Pode usar sim! :-) Mas eu te peço um favorzinho... Qdo estiver pronto, mande pro meu e-mail pra eu saber como ficou. Por mera curiosidade de saber que tipo de pessoas se afinizam com o q eu escrevo e de q forma isso é usado.

Q bom q vc gostou.

Bjos

Pri... disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

pri, amei tudo meu nome é Varlessa que é um gênero de lindas borboletas

Pri... disse...

Varlessa é nome de um gênero de borboletas? Q legal! Então vc se sente em casa qdo o assunto é esse, né? Bjose obrigada pela visita.

Anônimo disse...

oi pri sou diretedor de arte trabalho em uma agência de design www.agenciam.com.br gostaria de saber se você pode me ajudar a desenvolver um trabalho sobre borboletas, não so muito bom com textos rsrs preciso similar uma historia da metamorfose da agencia com uma campanha que no caso tem como logo a borboleta e tenha um rumo

Mudança

Metamorfose

e constante Transformação

se poder me ajudar eu te do um bolo de chocolate rsrs


adriano

Julieta Menezes disse...

Parabéns pela postagem,sou simplesmente fascinada por borboletas, não somente pelas cores e leveza de tuas asas,mas principalmente pelo motivo mais belo que vc deixa claro na sua postagem.O Buda diz que todos os dias nascemos e morremos e eu digo que todos os dias me sinto uma borboleta me preparando para o vôo!
Fiz até uma poesia que se chama Anjoleta(gosto muito)
Beijinhos, fica com Deus!

Maiara Marques disse...

Gostei da metáfora. Muito bem descrita e elaborada... transmitiu sentimento. Estava procurando algo sobre borboletas pra postar em meu blog e encontrei algo que levou a pensar e a escrever sobre.

Bjs ;*

Pri... disse...

Através desse post chegam muitos visitantes... Muita gente procurando pela metamorfose, pelas borboletas e seu significado. :-) Obrigada pelos elogios!

Anônimo disse...

SABIA QUE TINHA ALGO ACONTECENDO EM MINHA VIDA MAS, NÃO SABIA QUE SERIA TÃO FORTE ASSIM,E LENDO ESTA MENSAGEM VEIO NA MEMÓRIA UMA BOA PARTE DA MINHA VIDA E SÓ VEIO A CONCLUIR O SIGNIFICADO DA BORBOLETA EM MINHA VIDA!!
OBRIGADA PRI,E QUE VC POSSA ESCREVER MTAS E MTAS COMO ESTA,BJO GDE NO SEU CORAÇÃO

(WANDERLÉYA-VÁRZEA GRANDE-MT)

Pri... disse...

Obrigada, Wanderléya! É bom quando o que faz sentido pra mim, faz sentido pra outras pessoas e te fez refletir como me faz refletir também! Obrigada pelo carinho e volte sempre!

mury disse...

nossa mto booom esse significadooo

Pri... disse...

Obrigada, Mury! :-)

Ursula C. Amaro disse...

Olá Pri, eu montei um blog bazar para vender roupas, e coloquei no meu blog "O significado da Borboleta", com seu endereço,desculpe não ter comunicado a vc, na verdade nunca tive um blog não sabia que não poderia copiar nada de outro blog, meu blog foi bloqueado, na verdade não seu se foi por causa do poema, + em todo caso gostaria de falar com vc, vou te dar o meu endereço se poder visita e me fala htt://bazardonaborboleta.blogspot.com, espero que me responda, obrigada, e seu poema e muito bonito...beijos Úrsula

Pri... disse...

Ursula,

Fique SUPER à vontade de usar meu texto no seu blog. A netiqueta afirma que vc pode utilizar o texto ou uma citação de outra pessoa, desde que vc dê a ela os devidos créditos. Então é copiar o texto, dizer o nome da pessoa e de onde tirou. E vc fez isso, então não vejo problema nenhum! Pode manter, sem problemas! Quanto ao bloqueio do seu blog, sugiro que vc entre em contato com o blogger, pois dificilmente vc ter colado meu texto é o motivo do seu bloqueio. Mesmo porque somente EU poderia reclamar a autoria e eu não tenho problema com utilizações, desde que a fonte seja citada. Beijos e boa sorte no seu blog!

Anônimo disse...

oi amei sua reflexão ou menos formal palavras da alma!
Pois desde que me separei começei a ter fascínio e querer saber mais sobre essas criaturinhas lindas! até tenho tatus com borboletas e roupas e acessórios!
Posso usar a poesia para meu perfil no orkut...me envie a resposta pro meu email tiane_desouza@hotmail.com
bjos

Pri... disse...

Fico feliz que tenha gostado. Super obrigada!

Citando que vc tirou o texto daqui do meu blog, pode ficar à vontade para usar no seu perfil.

Bjos e obrigada pelo carinho.

Delma disse...

Desde de criança eu tenho uma fascinação por borboletas, acho umas das coisas mais belas que Deus pôs no mundo. Certa vez quando meu pai estava doente no hospital ele me falou algo que nuca havia me dito, disse que quando eu nascir ele estava trabalhando na cidade de Geremoabo(BA)e entao uma borleta posou nele e ele disse minha filha nasceu vou embora, quando chegou eu tinha nascido.Quando ele morreu eu me lembrei disso porque quando estavos levando o seu corpo uma borboleta amarela passou voando entao eu pensei que representa o espirito dele.Depois de 5 anos deste fato, eu estava tentando engravidar mais ainda nao tinha conseguido, entao quando cheguei em casa depois do meu trabalho fui ate a cozinha e vi que havia uma borleta morta na pia da cozinha, entao a peguei coloquei na palma da minha mão e disse que no outro dia ela estaria viva, coloquei no batente da janela e quando foi de manhã que sair para trabalhar ela estava do mesmo jeito que a deixei, quando foi a noite que cheguei em casa e fui ligar a luz ela estava viva proximo do interruptor, eu quase nao acreditei toquei e ela vuou, dai então no outro dia eu fiquei pensando o que significa tudo aquilo e por insistência das minhas colegas resolvir fazer o teste de gravidez, uma delas foi pegar o resultado por muita insistência e quando chegou com o mesmo que eu abrir eu estava gravida, entao quando eu cheguei em casa a borleta ja nao estava mais viva, depois de 6 meses de gestação eu perdir meu filho porque ele na havia formado os rins, porém antes disso acontecer uma dia eu acordei pela manhã e vi uma borboleta amarela no lustre do meu quarto, depois quando eu levantei ele estava na porta da sala, eu a toquei e depois ela vuou. Tudo isso que aconteceu me transformou e tenho certeza que vai aparecer muitas borletas em minha vida para me trazer noticias boas como aminha segunda gravidez.Borletas é um espirito de luz que vem nos preparar para enfrentarmos as coisas da vida.

Pri Sganzerla disse...

Muito interessantes as suas experiências com borboletas, Delma. Vejo que elas significam muito pra vc e tem um simbolismo muito forte em momentos importantes da sua vida. Com certeza muitas aparecerão na sua caminhada, com ótimas notícias.

Obrigada por compartilhar sua estória. Beijos!

Anônimo disse...

Você tem alma de anjos, e só quem tem este dom escreve como você.Amei te ler.Voltarei sempre.Um beijo no seu coração.

Pri Sganzerla disse...

Pessoa Anônima,

Muito, muito obrigada pelas palavras e pelo carinho contido nelas! :-)

Volte sempre mesmo!

Beijos!

Anônimo disse...

Muito bom post.

dione disse...

uma borboleta entrou na minha casa a noite eu me asustei com ela e a cabei matando ela isso pode me trazer azar

Pri Sganzerla disse...

Dione,

Quem faz nossa sorte somos nós: nossas atitudes, nossos pensamentos, nossas intenções. Ter matado uma borboleta no susto não vai mudar a pessoa que vc é. ;-)


Bjos!

Anônimo disse...

adorei este texto, tomei a liberdade de usar um enxerto do texto no meu FB, com menção da fonte de onde o retirei :-)
beijinhos e agradecida por esta partilha

Pri Sganzerla disse...

Pessoa Anônima,

Sinta-se à vontade! Fico feliz que tenha gostado. :-) Bjos!

Izabel Oliveira disse...

Olá Pri,
Na procura do significada das BORBOLETA,encontrei o seu Blog.Vendo os comentários das pessoas,tive vontade de contar minha história também...Ha 3 anos,venho sonhando com Borboletas quase que todas as noites.Até descobrir o que elas significa em minha vida,eu sofri muito,estava me deixando tanto quanto pertubada pois não sabia o que significava.Descobri que elas são os meus guias protetores e hoje,tenho o previlégio de ve-las pousar em minha mão!

Pri S. disse...

Izabel,

Que as suas borboletas te tragam o conhecimento necessário para que a sua caminhada seja cada vez mais em direção a si mesma. Bjos! ;-)

Mantovani disse...

Adorei,lindo a maneira como escreveu o significado das borboletas relacionada em nossas vidas. Estava a procura de um simbolo que espressasse melhor meus sentimentos para entregar como lembrançinhas no lançamento do meu 2° livro.
Sendo assim não pude evitar e tive que comentar. Parabéns pelo blog!
Abraços, Marcello

Pri S. disse...

Obrigada, Marcello! Fico feliz que tenha gostado! Boa sorte com o livro! ;-) Bjos!

borboleta disse...

adorei os seus devaneios !
gosto muito de borboletas!
e incrivel a asemelham com
as pessoas, o peder que elas tem de encantar.

Pri S. disse...

Muito obrigada, D. Borboleta! :-)

Anônimo disse...

Bom dia Pri,
gostei muito do texto e gostaria de colocar um trecho dele em um projeto que estou desenvolvendo chamado "METAMORFOSE", citando a autora.

Mande seu nome e sobre nome e formação, para meu email ou publique aqui o mais breve possível, Ele vai pra impressão ainda hoje.

gleyserazevedo@yahoo.com.br

Grato,
Gleyser Azevedo - jornalista e documentarista

Pri S. disse...

Te mandei e-mail, Gleyser! ;-)

Vania Santos disse...

Muito bom! Gostei muto mesmo!
:)

E agradeço por voce compartilhar estas palavras aqui.

Pri S. disse...

Obrigada, Vania! Fico feliz por vc ter gostado! :-) Bjos!

Camila disse...

Pri, adorei o seu texto. Traz muita emoção e nos faz perceber que a vida realmente pode ser assim, não só com a borboleta, mas com nós seres humanos. No começo da trilha ainda não podemos fazer tudo, ainda não aprendemos tudo. Temos que nos esforçar para ter sempre humildade, coragem e paciência. Porque tudo na vida tem seu tempo, se não desistirmos quando vierem os obstáculos, voaremos!
Muito obrigada pela oportunidade de ler esse texto tão belo. Parabéns!

Pri S. disse...

Camila,

Obrigada pelo carinho nas suas palavras! Vc tem toda razão: "humildade, coragem e paciência" são fundamentais. Afinal, o aprendizado é longo e não dá pra sair voando por aí com sucesso em 100% das empreitadas. Que seus voos sejam mais para suaves e repletos de aprendizado e conquistas! Bjos!

Anônimo disse...

ola pri..
bom o que me levou a entrar nesse sait e que uma borboleta dourada sobrevoou no comercio do meu pai, eu fiquei curiosa para saber o significado da borboleta, gostei mut mut do seu texto mut bonit continue postand mais bejo ,,,,,

Pri S. disse...

Obrigada! Bom 2012 pra vc! :-)

Anônimo disse...

Adorei!
Vim procurando o significado de borboleta e acabei recebendo uma injeção de ânimo com seu texto!

Pri S. disse...

Anônimo,

Fico feliz por ter colaborado de alguma forma! :-) Bjos!

Gatuxi disse...

adorei suas palavras e o seu modo de ver a vida das magnificas borboletas.
Também admiro muito elas.

Anônimo disse...

Teve uma epoca da minha vida que eu era lagarta... Passei por tudo o processo de metamorfose, hoje me sinto uma borboleta mais ainda com as asas murchas lindo seu blog parabens.

Anônimo disse...

Obrigada por nos presentear com esse texto maravilhoso!
Decidi tatuar uma borboleta, e fui buscar alguns significados..
Agora, sei que eu sou A Borboleta!
Texto impresso, e eu estou divulgando a todos!!!

Bruna Quintino

Pri S. disse...

Gatuxi,
Obrigada, de coração! :-)Bjos!

Anônimo,
Um dia a gente chega lá! Com as asas abertas e brilhantes! ;-) Bjos!

Bruna,
Fico feliz que tenha gostado. Eu tb tenho a minha borboleta tatuada e adoro! Beijos! ;-)

Anônimo disse...

Oi Pri,

pesquisando sobre a borboleta, encontrei seu link e foi o primeiro que resolvi ler e amei sua bela e doce reflexão.
E o mais interessante é como o texto rompe a barreira do tempo, adentrando e pacificando os corações que aqui aportam.
Texto bom é assim: não se perde no tempo!

To levando comigo com os devidos créditos e link para visitas, se vc permitir.
Um 2012 de Paz e Alegrias!


abraços
denise

Pri S. disse...

Denise,

Obrigada pela mensagem tão carinhosa. Fico feliz quando um texto toca o coração de alguém. Beijos! :-)

diariodebeatrizcunha@blogspot.com disse...

Oi Pri!!!Acabei de criar meu blog, estava procurando coisas sobre borboleta e enconteri seu blog...
Adorei...

Bjo.

Dilson Jr. disse...

Achei lindo o texto, mas confesso que grande parte de minha atenção se voltou para os comentários postados, e principalmente o da Delma. Faz alguns anos que criei um grande sentimento voltado para as borboletas tendo início em um período nenhum pouco agrádavel... minha vozinha se encontrava hospitalizada e familiares viram uma borboleta amarela (mesma cor comentada por Delma) no elevador, quando estavam indo fazer uma visita a minha vozinha, em torno de uma semana depois minha vó veio a falecer e no velório dela quem compareu? Num lugar distante da natureza lá estava ela a borboleta amarela, naquele instante parei de chorar pela minha vozinha ali deitada e fria e comecei a sorrir e a seguir a borboleta pela cidade até nao ter mais condicoes de avista-la, mas me senti diferente, me senti aliviado, como se o texto apresentado pela Pri aqui em cima fosse uma mensagem que veio ate mim hoje, por acaso... anos depois. Interpretei a mensagem da seguinte maneira: que talvez nós, aqui na terra fossemos a lagarta rastejante, e que nossas escolhas, ou que as vzs até mesmo imprevistos que nos acontecem ou nos influenciam de certo modo ,farão quem sabe em um momento não esperado, num lugar desconhecido nos tornarmos a borboleta, onde poderemos desfrutar tudo que é belo, tranbordando sensações, sentimentos inexplicáveis, de como vale apena viver e aprender com a vida para um dia termos paz e amor dentro de nossos corações...


Obrigado Pri pelo texto, obrigado Delma por expor sua historia e me ajudar a acreditar mais na minha, e obrigado a todos os demais comentarios...

Gisele disse...

Olá Pri,

Simplesmente fantástico o seu texto,amo borboletas e suas palavras se assemelham a história de muitos de nós, em constante metamorfose como elas!!!

Pri S. disse...

Beatriz,
Que bom que vc gostou! :-) Bjos!

Dilson,
Uma simples borboleta pode trazer conforto. Que bom! É justamente pelo significado que atrelamos a ela e a forma com o ela se comporta na natureza. Somos todos lagartas esperando para aprendermos a voar. Que todos nós sejamos capazes de alçar vôos mais altos! Bjos e muito obrigada pelo seu depoimento. :-)

Gisele,
Fiquei muito feliz com a percepção que teve do texto. Obrigada! Bjos!

Anônimo disse...

Oi Pri.

Que lindo amei tudo pois tudo es simplismente perfect amo borboletas posso roubar ums trechinhos para colocar como legendas nos albuns das minhas fotos, tenho uma loja cujo o design são as borboletas adoro tudo isso bj Leila Costa!!!

Pri S. disse...

Leila,

Dando os devidos créditos aos trechinhos, fique à vontade. :-) Fico feliz que vc tenha gostado. Bjos!

Bárbara Melo. disse...

Olá Pri!

Primeira vez que leio seu blog e já me apaixonei! Sua proposta é ótima! Não resisti e copiei um trecho do seu texto (com os devidos créditos, é claro!).

Bjo.

Pri S. disse...

Bárbara,
Que bom q vc gostou!!! :-) Bjos!

Anônimo disse...

Pri, achei super interessante seu comentários sobre borboletas. Estou numa fase péssima da minha vida e passeando na praia, com as águas batendo em minhas pernas, pedi a Deus ajuda, pois, já não aguentava mais tanto sofrimento e derrepente apareceu uma borboleta amarela bem na minha frente e engraçado que depois ela sumiu do nada.

Vanessa Medeiros disse...

Pri,
O significado do meu nome é Linda Borboleta, e queria postar algo sobre essa linda criatura. Copiei e, é claro, coloquei os devidos créditos no face.
Obrigada.

Pri S. disse...

Anônimo,
Que o passeio na praia e a borboleta que surgiu te façam seguir por bons caminhos! ;-) Bjos!

Vanessa,
Que bom que curtiu o texto! :-) Bjos!

Doraci disse...

olá PRI
Sou Doraci de Curitiba
Estive refletindo hoje, porquê sou tão fã de rosas e borboletas?
Sim sou fã, cheguei a essa conclusão, pois,tenho adesivos de parede na sala com borboletas e rosas, no quarto com borboletas e rosas, na geladeira com brboletas e rosas e hoje fui fazer uma tatoo e adivinha fiz uma com borboleta e rosa. Nessa reflexão decidi procurar qual era o significado de ter tanta borboleta e rosa.E isso tudo inconscientemente... ENFIM ADOREI SUA REFLEXÃO SOBRE BORBOLETA E ME IDENTIFIQUEI MUITO COM ALGUMAS COISAS...
OBRIGADA MUITO LEGAL!!!!!!!!

Pri S. disse...

Doraci,
Que legal que houve identificação! :-) Tb adoro o signigicado da borboleta, deu pra perceber né? rs Bjos!

Anônimo disse...

MUITO BELA A SUA COMPARAÇÃO, DAS NOSSAS VIDAS COM AS FASES DA BORBOLETA. SOU UMA APAIXONADA POR BORBOLETAS... E POR REFLEXÕES COMO ESTA. SOU LITERALMENTE ALMA,ESPIRITUALISTA... MUITO LINDO!!!
PARABÉNS!!!!

Pri S. disse...

Obrigada mesmo! :-)

Flávia Lobatti disse...

Oi Pri,
tenho um blog chamado Borboleta Amarela, pois gosto muito desses bichinhos e em especial as de cor amarela. Procurando pelo significado da borboleta encontrei seu texto e gostei muito. Já copiei e postei lá no meu blog com as suas devidas considerações. Obrigada! bj
o link do blog é http://negaluz.blogspot.com.br/

Pri S. disse...

Flávia,
Que legal que tenha gostado e usado! :-) Bjos!

Regina disse...

Olá...
Amei seu texto posso usa-lo parte dele para coloca-lo em uma tatoo que fiz no meu face? obrigada.

Pri S. disse...

Regina,
Fique à vontade! :-) Bjos!

Anônimo disse...

Olá

Adorei seu texto sobre as borboletas.
Estou montando uma produtora cultural que se chama Vlinder (que é borboleta em holandês). Queria saber se me autoriza usar seu texto no site que vamos ver.
Colocarei o link aqui para seu blog.
Por favor, caso autorize, me mande email pra ficar registrado: julianabritto28@hotmail.com

Obrigada!

Juliana

Pri S. disse...

Juliana,
Enviando e-mail com a autorização.
Bjos!

Lucimeires Cabral Dias disse...

Amei!Sou apaixonada por borboletas.

Pri S. disse...

Lucimeires,

Obrigada! :-)

leila disse...

Tenho passado alguns problemas em minha vida ... hj ao começar a trabalhar me adentrou pela minha sala uma linda borboleta preta e amarela e se alojou ali ... Será que significa algo?

Fabi disse...

Oi Pri, tudo bem ?
Tive contato com seu blog por acaso o ano passado e desde então fiquei fã !E em especial com esse post que foi transformador em minha vida. Eu estava mudando completamente minha vida pessoal e profissional e buscando um nome para a empresa que decidi abrir. A sintonia dele com meu momento de vida foi tão grande que decidi dar o nome de Farfalla (borboleta em italiano)à minha empresa por essa inspiração. Muito lindo !
Gostaria de usar esse texto dentro da pagina da empresa para contar nossa história. Você me autorizaria ?
Um grande abraço e obrigada por tantos post interessantes.
Fabiana

Pri S. disse...

Fabi,
Que bom que vc gostou e que o significado das borboletas tb faz sentido pra vc! :-) Pode usar o texto, sim! Só peço que credite. ;-) E depois me deixa seu site pra eu visitar? Beijos e muita sorte pra vc nas suas novas escolhas!

Anônimo disse...

Boa noite Pri.
Gostei muito do texto, principalmente do ultimo paragrafo, estou namorando ele tem uns 2 anos e pouco quando fiz uma tatuagem de borboleta. Estoi querendo transformar seu ultimo paragrafo rm uma tatuagem, pois ele me marcou muito!
Obrigada

Pri S. disse...

Poxa, eu é quem agradeço! :-) Mesmo que não vire tatuagem, fico feliz somente por saber que te tocou desta forma. Obrigada por tornar minha noite ainda mais feliz! Beijo!

Anônimo disse...

Olá gostaria de colocar seu texto no meu TCC pra isso necessito do seu nome completo e formação, será que vc pode me mandar essas informações por e-mail? jaquelinecaetanomendes@hotmail.com